Leitura Orante
Lc 12,1-7
Milhares de pessoas se ajuntaram, de tal maneira que umas pisavam as outras. Então Jesus disse primeiro aos discípulos:
- Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente.
Jesus continuou:
- Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus.
- Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!
Comentário do Evangelho
Medo? De que?
Com ênfase, Lucas apresenta Jesus em contato com milhares de pessoas que pisam umas nas outras. Esta narrativa dá continuidade aos "ais" de advertência contra a hipocrisia dos fariseus. É o fermento da forte ideologia de poder, da tradição das sinagogas e do templo de Jerusalém, que impregna a cultura dos discípulos oriundos do judaísmo. E o poder destrói aqueles que o ameaçam. Jesus dirige palavras de estímulo aos discípulos para superarem o medo dos poderosos que matam o corpo. A morte não é a última palavra. Devem se entregar confi antes e livres em Deus, dedicados ao anúncio do Reino. A alusão aos pardais e aos cabelos diz respeito a ditos populares sobre a ciência de Deus. O medo perde sua força. Passa a vigorar a confi ança em Deus que vela por seus discípulos. É ele que sustenta seus fi lhos com o dom da vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário