Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.
Comentário do Evangelho
Chegou o tempo
Jesus procurou o batismo de João, com o que reconhecia o valor de seu anúncio libertador.
Depois da morte de João, volta para sua terra, a Galileia, desprezada pelos judeus da Judeia. Em seu anúncio, Jesus segue o estilo de João Batista: chegou o tempo, o Reino é iminente, convertei-vos. Conversão é ruptura em relação à "ordem" tradicional que gera a exclusão e favorece as elites, é mudança de vida que tem em vista a construção do Reino.
Jesus chama seus primeiros discípulos à beira do Mar da Galileia. Mar, horizonte ameaçador, fronteira para o novo, convite à ousadia e à aventura. São de famílias de humildes pescadores. Simão e André, nomes de origem grega, e Tiago e João, de origem hebraica. Marcos busca a imagem de "pescadores de homens" nos profetas Amós e Ezequiel, ondea pesca do Senhor é o julgamento dos ricos e poderosos. Simão e André, Tiago e João abandonam sua rotina do dia a dia, não para fugir do mundo, mas sim para, com liberdade, transformá-lo, no seguimento de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário