sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Martírio de João Batista

 

Leitura Orante
Mc 6,14-29


O rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois o nome dele tinha-se tornado muito conhecido. Alguns até diziam: "João Batista ressuscitou dos mortos, e é por isso que atuam nele essas forças milagrosas!" Outros diziam: "É Elias!" Ainda outros: "É um profeta". Herodes dizia: "Esse João, que eu mandei decapitar, ressuscitou". De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João dizia a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher do teu irmão". Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo. [...] Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades dançou, agradando a Herodes e aos convidados. O rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu te darei". E fez até um juramento: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". Ela perguntou à mãe: "Que devo pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". [...] O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados,[...] mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe.

A fama de Jesus se espalhara

Quem não tinha ouvido falar de Jesus? Até Herodes o tinha! A fama de Jesus se espalhara (Mc 1,28). Se todo mundo falava e ouvia falar de Jesus, não havia unanimidade no que concerne a sua verdadeira identidade. O "fantasma" da morte de João perturbava Herodes, que era, no dizer de Lucas, um criminoso (Lc 3,19). João Batista, podemos dizer, é o primeiro mártir da moral. Por causa da denúncia de adultério de Herodes com Herodíades que ele foi encarcerado e brutalmente assassinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário