quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Evangelho do dia - Jesus faz o bem a todos


Lc 4,38-44

Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles.
Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando:
- Você é o Filho de Deus!
Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem.
Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse:
- Eu preciso anunciar também em outras cidades a
boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou.
E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.

Comentário do Evangelho

Jesus rejeita a proclamação messiânica

Lucas acentua o sofrimento da sogra de Simão Pedro e a autoridade de Jesus ao expulsar a febre; realça, assim, o caráter milagroso do evento. No Evangelho de Marcos, anterior ao de Lucas, a restituição da saúde à sogra
de Pedro tem o sentido de sinalizar a ação libertadora de Jesus, que restaura a vida e a disposição para o serviço, ao qual os discípulos são chamados. Em continuidade à cura em ambiente doméstico, mais reservado,
ocorrem as curas e exorcismos em ambiente público, quando Jesus entra em contato com as multidões que o procuram. Através dos demônios exorcizados, era feita a proclamação messiânica de Jesus. Jesus rejeita esta proclamação e, com liberdade, se afasta das multidões que queriam retê-lo, dedicando-se ao anúncio da Boa-Nova de amor e misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário