quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Evangelho do dia - Os primeiros chamados




Lc 5,1-11

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Comentário do Evangelho

Chamado dos primeiros discípulos

Lucas insere o chamado dos primeiros discípulos, Pedro, Tiago e João, no contexto de uma pregação de Jesus e de uma pesca milagrosa. Jesus, no início de seu ministério, conhecendo este grupo de pescadores, percebe a solidariedade e a prática comunitária vivida entre eles. Em continuidade a esta experiência de pescadores, eles são,
agora, chamados à missão, na qual é fundamental o espírito solidário e comunitário. A Palavra de Jesus, acolhida com confiança no coração, nos move à comunhão de vontade com Deus, tornando-nos proclamadores da vida plena para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário