Leitura Orante
Mc 7,14-23
Jesus chamou outra vez a multidão e disse:
- Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Quando Jesus se afastou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram o que queria dizer essa comparação. Então ele disse:
- Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo.
Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos.
Ele continuou:
- O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.
Comentário do Evangelho
O contraste pureza versus impureza está no coração
Estão em questão os critérios do puro versus o impuro adotados pelos fariseus. Estes são conceitos de segregação, superioridade e privilégios, que resultam da tradição da eleição por Deus. A pureza é a meta do povo que se julga eleito. Jesus questiona estes critérios e afirma que a tradição dos fariseus não passa de tradições dos antigos, tradições dos homens, que não correspondem à vontade de Deus.
A partir do alimento que, sendo ingerido, segue o destino comum, Jesus destaca que o contraste pureza versus impureza não está no exterior, corpo ou alimentos, mas no coração. Comumente o coração é apresentado como fonte de pensamento e emoção. Aqui o coração é apresentado como fonte de ação, boa ou má. Os fariseus, apegando-se às tradições humanas e interesseiras, afastam-se da justiça de Deus em seus corações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário