terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um Pai e muitos irmãos


Leitura Orante

Mt 6,7-15

- Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim:
"Pai nosso, que estás no céu,
que todos reconheçam
que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino.
Que a tua vontade seja feita aqui na terra
como é feita no céu!
Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
Perdoa as nossas ofensas
como também nós perdoamos
as pessoas que nos ofenderam.
E não deixes que sejamos tentados,
mas livra-nos do mal.
[Pois teu é o Reino, o poder e a glória,
para sempre. Amém!]"
- Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.

Comentário do Evangelho

Partilha do pão e perdão

Deus criou o mundo, o homem e a mulher, por transbordamento de amor e vida. Deus é amor, e é próprio do amor comunicar-se. A vontade de Deus é a comunicação do amor que gera vida. A união de vontade com o Pai, que buscamos nesta Quaresma, tem o lugar central na oração de Jesus, a nós transmitida.
Na oração, em diálogo com o Pai, nos dispomos à união com sua vontade. É a vontade realizada por Jesus que veio para que todos tenham vida. Pela oração nos comprometemos com a partilha do pão e com o perdão, que aproximam as pessoas, consolidam os laços fraternos e geram vida. Comprometidos com o projeto de Deus, o Pai vela por nós e nos livra das tentações do Maligno. Estas tentações, em sua dimensão mais ampla, são as seduções do mundo neoliberal de mercado, que cria ilusões convidando à busca do enriquecimento e do sucesso individual, tornando os corações estéreis e indiferentes aos irmãos pobres e excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário