segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Auxiliador será enviado pelo Pai

Jo 15,26-16,4a

Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo.
Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

As comunidades que dão testemunho de Jesus são sinal de contradição

Os discursos de Jesus após a última ceia, no Evangelho de João, apresentam uma tensão. De um lado está a paz dada por Jesus, a união de amor com ele e com o Pai e a participação na vida eterna oferecida aos discípulos. De outro lado está o ódio dos poderosos do mundo, as perseguições e a morte iminentes. É o confronto entre a vida e a morte, que também permeará as narrativas da vida de Jesus nos Evangelhos sinóticos. Nesta dinâmica de vida e morte, estará presente o Defensor (Parakletos). Seu testemunho será dado através dos próprios discípulos, que permanecem em Jesus. A menção à expulsão das sinagogas liga-se ao contexto da década de 90. O Judaísmo, após a destruição do Templo no ano 70, procurava reencontrar sua rígida identidade nas estritas observâncias legais. Os judeo-cristãos que não entraram neste esquema foram expulsos das sinagogas e perseguidos. As comunidades que dão testemunho de Jesus são sinal de contradição. Testemunhar a luz do Espírito da Verdade choca aqueles que, nas trevas da mentira, fazem seus injustos projetos de dominação e acumulação de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário