segunda-feira, 5 de julho de 2010

A fé que salva


Leitura Orante
Mt 9,18-26


Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada."
Jesus virou, viu a mulher e disse:
- Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada.
Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
- Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.

Jesus vem restaurar a vida

Nesta narrativa de dois milagres é feito o contraste entre uma mulher pobre, excluída, e um homem importante, excludente. O homem, chefe da sinagoga, pede a Jesus por sua filha morta. A mulher, excluída pelo sistema religioso por ser portadora de um fluxo de sangue, do qual não conseguia se curar (crítica ao sistema social), toca na veste de Jesus. Ela era impura, mas no toque em Jesus o que prevalece não é esta impureza, mas sim a pureza de Jesus que se comunica à mulher. Jesus a chama de "filha" e declara sua libertação: "Tua fé te salvou". É a fé que leva ao abandono a Jesus, confiando e sendo fiel no cumprimento de suas palavras. Na casa de Jairo Jesus é recebido com zombarias. À filha de Jairo, Jesus chama de "menina". Ele a pega pela mão e ela se levanta. Jesus vem restaurar a vida, sem excluir ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário