segunda-feira, 19 de julho de 2010

O pedido de um milagre

Leitura Orante
Mt 12,38-42

Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus:
- Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.
Jesus respondeu:
- Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.

O sinal da presença de Deus entre nós é o amor

Esta narrativa é encontrada, também, de maneira mais simples, no Evangelho de Marcos. Em Marcos nenhum sinal será dado aos escribas e fariseus que provocam Jesus (cf. 15 fev.). A partilha dos pães já havia sido o sinal da autenticidade e do amor de Jesus. O Evangelho de Marcos caracteriza-se pela apresentação de Jesus, Filho de Deus encarnado, na simplicidade de sua humanidade e de sua comunicação amorosa. O Evangelho de Mateus tem um caráter mais cristológico, isto é, apresenta Jesus compreendido como aquele que, depois da morte sacrifical, mereceu a ressurreição. O sinal do profeta Jonas, mencionado em Mateus, significa a ressurreição de Jesus. Percebe-se aqui um texto elaborado para a orientação das comunidades oriundas do Judaísmo, que se formaram após a crucifixão de Jesus. O sinal da presença de Deus entre nós é o amor semeado nos corações pelo Espírito Santo, que se manifesta nos relacionamentos humanos do dia a dia, na humildade de cada lar, na rotina do trabalho, na vida comunitária e nas
lutas para a criação de um mundo novo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário