sábado, 9 de julho de 2011

"Proclamai sobre os telhados!"


Leitura Orante
Mt 10,24-33


O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre... Se ao dono da casa chamaram de Beelzebu, quanto mais ao pessoal da casa! "Não tenhais medo deles. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e nada de escondido que não venha a ser conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus.

Proclamar a mensagem libertadora


Ainda dentro das advertências aos discípulos enviados em missão, Mateus reúne outro bloco de ditos de Jesus.
Os poderosos amantes do dinheiro, que perderam suas almas, matam a alma daqueles que seduzem e matam o corpo dos que resistem e os denunciam. A proposta de Jesus não é a de um confronto com os opressores, mas sim, na fidelidade ao Pai, proclamar a mensagem libertadora e vivificante, sem medo da morte. O discípulo doa-se confiante no amor atento e na providência do Pai, expressos pela imagem dos pardais e dos cabelos de sua cabeça, sem medo dos que matam o corpo, como aconteceu com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário