segunda-feira, 1 de abril de 2013

A ressurreição de Jesus

Mt 28,8-15
 
E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: "Alegrai-vos!" Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: "Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão". Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: "Contai o seguinte: 'Durante a noite vieram os discípulos dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo'. E se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos, para que não vos castigue". Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. E essa versão ficou divulgada entre os judeus, até o presente dia.

Maria Madalena anuncia aos discípulos a ressurreição de Jesus


O texto de hoje é a continuação do episódio de Maria Madalena e da "outra Maria" que, ao raiar do primeiro dia, foram ao túmulo de Jesus, receberam a revelação de que ele havia ressuscitado e, por mandato do Anjo do Senhor, saíram para contar aos discípulos, "como havia dito" (cf. Mt 28,1-7). Há uma afirmação da identidade de Jesus: o Crucificado é o que ressuscitou (cf. vv. 5-6). O conteúdo do anúncio a ser feito aos discípulos - "ele ressuscitou!" - contém uma promessa, uma vez que o Ressuscitado se oferece ao reconhecimento: ". Ele vos precede na Galileia. Ali o vereis" (v. 7). No caminho é o próprio Senhor que alcança as duas mulheres e se dá a conhecer. Ele repete o mesmo envio já feito pelo Anjo: "Ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão" (v. 10).
A alegria (vv. 8.9) é dom e, ao mesmo tempo, critério para o reconhecimento e acolhida de Jesus Cristo Ressuscitado. Ao anúncio das mulheres, contrasta o silêncio e a mentira dos guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário