quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Jeito de seguir Jesus
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
Evangelho do dia - Discipulado missionário é con-vocação
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA VIDA E MISSÃO DO PE MATHIAS
Deus lhe pague por tudo, Pe Mathias!
Clique aqui para baixar todas as fotos e guardar em seu computador!
Encontro de preparação para a XIV Romaria da Terra e das águas
A Diocese de São Luis de Montes Belos promoveu mais um encontro em preparação a Romaria da Terra e das águas. Foi neste sábado dia 26. Com a assessoria de Dom Celso Carpenedo – da Diocese de Goiás, fizemos a reflexão da terra como o jardim de Deus.
Estiveram presentes representantes de varias paróquias da Diocese.
Evangelho do dia - O mais importante
sábado, 26 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Jesus fala outra vez da sua morte
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Pedro reconhece o Messias
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Evangelho do dia - A vida de Jesus provoca dúvida em Herodes
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Evangelho do dia - A missão dos doze apóstolos
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Quem é a família de Jesus?
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
No tempo de Jesus Cristo, na época em que a Palestina era apenas uma província romana, os impostos cobrados eram onerosos e pesavam brutalmente sobre os ombros dos judeus. A cobrança desses impostos era feita por rendeiros públicos, considerados homens cruéis, sanguessugas, verdadeiros esfoladores do povo. Um dos piores rendeiros da época era Levi, filho de Alfeu, que, mais tarde, trocaria seu nome para Mateus, o "dom de Deus". Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse: "Segue-me". Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de vida, de nome e seguiu Jesus.
Acredita-se, mesmo, que tal mudança não tenha realmente ocorrido dessa forma, mas sim pelo seu próprio e espontâneo entusiasmo no Messias. Na verdade, o que se imagina é que Levi havia algum tempo cultivava a vontade de seguir as palavras do profeta e que aquela atitude tenha sido definitiva para colocá-lo para sempre no caminho da fé cristã.
Daquele dia em diante, com o nome já trocado para Mateus, tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-o em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina. São Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual ele deu o nome de Evangelho e que foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina. Quando o apóstolo são Bartolomeu viajou para as Índias, levou consigo uma cópia.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou e mandou um anjo que curou seus olhos e o libertou. Mateus seguiu, então, para a Etiópia, onde mais uma vez foi perseguido por feiticeiros que se opunham à evangelização. Porém o príncipe herdeiro morreu e Mateus foi chamado ao palácio. Por uma graça divina fez o filho da rainha Candece ressuscitar, causando grande espanto e admiração entre os presentes. Com esse ato, Mateus conseguiu converter grande parte da população. Na época, a Igreja da Etiópia passou a ser uma das mais ativas e florescentes dos tempos apostólicos.
São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.
No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo são Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade. A Igreja determinou o dia 21 de setembro para a celebração de são Mateus, apóstolo.
Dia da Árvore (Festa das Árvores)
Evangelho do dia - o chamado de Mateus
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Evangelho do dia - As discípulas de Jesus
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Jesus acolhe a pecadora e lhe dá sua paz
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
CRISMA NA CAPELINHA
Dia Nacional da Juventude em São Luiz de Montes Belos
encontro da Pastoral da Juventude em
São Luis de montes Belos-Go
Informações colhidas no site da Diocese de São Luis de Montes Belos
Evangelho do dia - Jesus comenta as contradições
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.
A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.
Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Evangelho do dia - Maria junto à cruz
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Sentido da Cruz
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Aprendendo a ver com os olhos do Mestre
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Missa na Comunidade Santo Antônio
Evangelho do dia - Amor misericordioso
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Crisma Capelinha da Conceição
Evangelho do dia - Jesus nos convida a fraternidade e a partilha
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Evangelho do dia - Deus está presente e atuante na história
Mt 1,1-16.18-23
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.
Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi. Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia.
Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.
O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:
"A virgem ficará grávida
e terá um filho
que receberá o nome de Emanuel."
Comentário do Evangelho
Maria Mãe de Deus e nossa
Mateus inicia seu Evangelho com uma genealogia de Jesus, através de José, incluindo-o na descendência de Davi. Enquanto em Lucas o anúncio do nascimento de Jesus é feito a Maria, em Mateus este anúncio é dirigido a José. O destaque dado a José valoriza esta genealogia. Jesus seria o messias poderoso, que atenderia às expectativas do judaísmo, conforme o Antigo Testamento. Contudo, a herança messiânica a partir da paternidade de José pode ser descartada. Prevalece a maternidade divina de Maria, pela qual é concedido o dom da vida eterna a todos, homens e mulheres.