segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - Encontro dos dois Meninos por nascer



Lc 1,39-45

Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.

Comentário do Evangelho

Novos tempos

Lucas narra a anunciação e o nascimento tanto de Jesus como de João Batista. Ele esboça um paralelismo entre a missão de João Batista e a missão de Jesus. João Batista significa a ruptura com a religião do templo e da Lei. O perdão dos pecados é obtido pela conversão à prática da justiça, assumida no batismo de João, e não pelas ofertas no templo de Jerusalém. Jesus, em continuidade ao movimento de João Batista, inaugura os novos tempos da manifestação da misericórdia e do amor de Deus, expressos na prática da justiça, que leva à comunhão de vida com o Pai. Na narrativa de Lucas, na visitação de Maria a Isabel, o menino no ventre de Isabel é subordinado ao menino no ventre de Maria. Jesus assumiu e deu continuidade ao movimento de João Batista, inovando com o dom da vida eterna através da prática do amor. As primeiras comunidades cristãs primitivas acentuam a ascendência de Jesus sobre João Batista a fim de atrair para si os discípulos de João, que mantinham um movimento paralelo a estas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário