Clique na imagem acima e imprima para poder colorir!
Leitura Orante
Lc 1,57-66
Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
Comentário do Evangelho
Chega João
Entre os vários textos lidos que evocam e exaltam o ministério de João, neste tempo do Advento, temos particularmente o Evangelho de Lucas com o paralelismo da anunciação, nascimento e circuncisão com atribuição do nome, de João e de Jesus. Se por um lado os evangelistas destacam a figura de João, por outro a colocam como subalterna à pessoa de Jesus. Esta hierarquia não tem o sentido de anular a fi gura de João, mas de mostrar o caráter transcendente com que, por Jesus, é assumida a sua proposta pioneira. O anúncio feito por João, do batismo da conversão à justiça ante a iminência da chegada do Reino de Deus, é confi rmado por Jesus como o Reino
atualmente presente entre nós, revestido de imortalidade e eternidade, no amor e na misericórdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário