segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - A primeira viagem missionária



Leitura Orante

Mt 2,13-18

Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."
Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: "Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos."


Comentário do Evangelho

O poder do amor salva

Esta narrativa de Mateus expressa um êxodo às avessas. O Egito não é mais o lugar da opressão, mas o lugar da proteção. O opressor não é mais o faraó, mas o rei idumeu-judeu que reina sobre a Judéia e toda a Palestina. Em lugar dos primogênitos das famílias oprimidas do Egito mortos pelo anjo exterminador, as vítimas agora são os meninos de Belém, e o exterminador é o próprio Herodes. Como é marcante em Mateus, a narrativa é pontuada com menções de cumprimento das Escrituras, com reinterpretações próprias dele. O perigo não está mais no Egito, mas sim em toda a Palestina, sob o controle do Império Romano, e, particularmente, na própria Judéia, sob o poder consentido dos chefes religiosos judeus sediados em Jerusalém. Já nos primeiros dias do menino prefigura-se o embate de seu futuro ministério. Nos novos tempos, todos os perseguidos encontrarão abrigo no Reino de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário