terça-feira, 8 de junho de 2010

"Gastar" a vida como sal e luz do mundo

Mt 5,13-16

- Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
- Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Jesus é a luz do mundo

No Sermão da Montanha, após a proclamação das bem-aventuranças, seguem-se as sentenças relativas à missão dos discípulos. há grande consenso de que o Sermão é resultado de um trabalho redacional de Mateus. Ele reuniu, de modo didático para doutrinação, ditos e sentenças esparsas, originários de palavras de Jesus, que circulavam livremente como tradição entre as comunidades cristãs. Vários deles aparecem dispersos ao longo dos outros Evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas). A proclamação "vós sois o sal da terra [.]; vós sois a luz do mundo" tem por fim dar o caráter da missão. O sal protege da deterioração; os pescadores da Galileia tinham a prática de salgar seus peixes para conservá-los para o consumo próprio ou para o comércio. Os discípulos, como sal, têm a missão de garantir a integridade do Reino no mundo. Os mestres do Judaísmo são como o sal que se deteriorou. A luz permite as pessoas se orientarem. Nas trevas, perdem-se. Estes mestres tornaram-se como uma lâmpada que permaneceu debaixo de uma caixa. A luz é também a glória de Deus. Em João, Jesus declara-se a luz do mundo. Os discípulos, portadores desta luz, têm a missão de levá-la ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário