sexta-feira, 11 de junho de 2010

A ovelhinha que se extraviou

Leitura Orante Lc 15,3-7

Então Jesus contou esta parábola:
- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

Jesus tornar-se próximo dos "pecadores"

Jesus conta esta parábola aos fariseus e escribas que murmuravam contra ele porque comia com os excluídos, considerados "pecadores" (cf. 4 nov.). A categoria discriminatória de "pecador" tem origem nas normas jurídicas contidas na Lei, com as exigências de suas inúmeras observâncias, as quais eram infringidas pelo povo carente, em seu esforço para sobreviver. Eram normas emanadas das elites religiosas de Judá e do Judaísmo, e os seus inobservantes eram considerados "pecadores". A discriminação visava manter submisso o povo trabalhador e humilde, explorado pelo sistema do Templo e das sinagogas. A santidade era privilégio das castas que praticavam frequentes rituais de purificação, e usufruíam de privilégios e riquezas. Os fariseus e escribas escandalizam-se, e ficavam temerosos, com o fato de Jesus tornar-se próximo destes "pecadores", libertando-os de sua humilhação. Jesus deixa claro: ele vem buscar todo aquele que é excluído pelo sistema dos "justos". Com seu coração manso e humilde, Jesus acolhe a todos, restituindo-lhes a dignidade e a alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário