quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Haverá sinais


Lc 21,20-28

Jesus disse ainda:
- Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus. Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.

Humanidade libertada

O prenúncio inicial sobre a destruição do Templo é completado, agora, com o prenúncio da destruição da própria cidade de Jerusalém. Lucas escreve seu Evangelho na década de 80, cerca de dez anos após Jerusalém ter sido destruída pelas tropas do general romano Tito, e seu texto reflete o fato já acontecido. O fim de Jerusalém, na visão dos cristãos convertidos do Judaísmo, tinha o caráter escatológico da inauguração dos novos tempos, com a manifestação plena do Filho do homem, no desabrochar da nova em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário