sábado, 27 de novembro de 2010

A necessidade de vigiar

Leitura Orante
Lc 21,34-36


E Jesus terminou, dizendo:
- Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.

Comunicar a liberdade e a vida

O ano litúrgico encerra-se hoje com o incitamento à vigilância e à oração, no fim do "discurso escatológico", conforme o Evangelho de Lucas. Vivemos o dia da presença do Reino de Deus no mundo, que vem sobre nós como uma armadilha. Mas no mundo também estão presentes os seus poderosos "donos" que combatem o Reino, bem como combatem entre si mesmos, em um processo autodestrutivo. Eles procuram apanhar a todos com outras armadilhas, que não vêm de Deus. Têm como meta suprema a acumulação de riqueza, que é feita a partir da exploração dos empobrecidos. Sua principal armadilha é a ideologia que infundem, incutindo nos empobrecidos a esperança de que um dia alguns deles poderão tornar-se ricos também. Os iludidos, mesmo vivendo em condições de carência e exclusão, são tomados pela ansiedade do enriquecimento, tornando-se indiferentes à solidariedade fraterna que leva à comunhão de vida. A atenção à Palavra de Deus e a oração libertam os discípulos destas armadilhas. De pé, unidos em comunidades, libertam-se da apatia e se dedicam, com entusiasmo, à construção de um mundo novo possível.
hoje é o tempo de amar, é o dia de comunicar a liberdade e a vida, semeando a paz, na alegria da fraternidade dos filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário