sábado, 1 de outubro de 2011

A alegria da missão

Leitura Orante
Lc 10,17-24

Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus: 
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! 
Jesus respondeu: 
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. 
Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: 
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso. 
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. 
Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles: 
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Jesus exulta de alegria

Os setenta e dois foram enviados à Samaria, durante a travessia desta região por Jesus e seus discípulos, que caminhavam rumo a Jerusalém. Agora os setenta e dois voltam. O clima é de alegria geral. A missão entre os gentios da Samaria foi bem sucedida. Lucas cuida de realçar este sucesso em contraposição às dificuldades das missões nas cidades de influência maior do judaísmo. 
Jesus exulta de alegria no Espírito Santo pela revelação do Reino de Deus aos pequeninos e proclama a bem-aventurança daqueles que acolhem esta revelação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário