quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Achamos Jesus"


Leitura Orante
Jo 1,43-51

No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a região da Galiléia. Antes de ir, foi procurar Filipe e disse: 
- Venha comigo! 
Filipe era de Betsaida, de onde eram também André e Pedro. Filipe foi procurar Natanael e disse: 
- Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré. 
Natanael perguntou: 
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré? 
- Venha ver! - respondeu Filipe. 
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: 
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. 
Então Natanael perguntou a Jesus: 
- De onde o senhor me conhece? 
Jesus respondeu: 
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. 
Então Natanael exclamou: 
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! 
Jesus respondeu: 
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Jesus chama discípulos

No quarto dia após a declaração de João Batista aos sacerdotes e levitas enviados de Jerusalém (Jo 1,19), Jesus completa o grupo de seus próprios discípulos, que já eram discípulos de João. Agora chama Filipe e Natanael. Filipe, André e Pedro eram de Betsaida, situada ao norte do lago da Galileia, em território de gentios, sob grande influência helênica. Filipe e André são nomes gregos. Percebe-se, assim, que em torno de João Batista reuniam-se gentios e judeus. Assim também vai sendo formado o discipulado de Jesus. Dessa maneira vai se estruturando o ministério de Jesus, caracterizado pela dimensão universalista do seu anúncio e de seu dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário