segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jesus liberta o possesso


Leitura Orante
Mc 5,1-20

Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galileia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele e gritou:
- Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o Senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
Ele disse isso porque Jesus havia mandado: "Espírito mau, saia desse homem!"
Jesus perguntou:
- Como é que você se chama?
Ele respondeu:
- O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os espíritos pediram a Jesus com insistência:
- Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência:
- Me deixe ir com o senhor!
Mas Jesus não deixou e disse:
- Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.
Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.


Jesus envia o homem liberto a anunciar


Em um estilo dramático, Marcos apresenta-nos esta narrativa de expulsão de um espírito impuro. No início de seu ministério Jesus expulsara o espírito impuro do homem na sinagoga. Era a denúncia da doutrina da própria sinagoga. Agora, em território gentílico, é a denúncia do espírito do império romano que dominava a região. O espírito era uma "legião", nome da unidade militar romana de ocupação. A legião é expulsa para os porcos que se lançam no mar, como foi submerso o exército do faraó, na saída do Egito. Temos aí uma afirmação da prática de Jesus como libertação dos oprimidos pelos poderes, religioso ou político.
No fim da narrativa, Jesus envia o homem liberto para anunciar a misericórdia que experimentou. Podemos ver na narrativa uma caracterização da ação missionária para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário