sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Reino de Deus é como a semente

Leitura Orante
Mc 4,26-34


Jesus disse:
- O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Jesus continuou:
- Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.
Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos.

Imagens do Reino de Deus

Embora o agricultor tenha seus cuidados de irrigar e remover ervas daninhas, é admirável o germinar da semente, o seu crescer e os frutos produzidos. O processo vital é obra de Deus. Assim também é admirável como algo tão pequeno como a semente de uma mostarda se transforme em um grande arbusto, podendo atingir até três metros de altura, chegando a abrigar pássaros em seus galhos, com sua sombra. Com imagens tão simples e belas da natureza compreende-se que Deus comunica sua vida a todos, sem privilegiados ou excluídos, não havendo ninguém que possa impedi-lo. Ainda mais, o que parece insignificante hoje está a caminho de sua plena realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário