quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu"


Leitura Orante
Jo 6,44-51


Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: 'Todos serão discípulos de Deus'. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo".

Jesus com o Pai, em comunhão

Jesus se revela como aquele enviado pelo Pai para cativar as pessoas com o dom do amor. Está descartada a imposição da obediência cega à Lei, como exigiam os chefes religiosos das sinagogas e do Templo. Deus é comunhão de vida, expressa pelo conceito tradicional trinitário, Pai, Filho, Espírito Santo/Amor. O evangelho de João prima por registrar com freqüência a união de Jesus com o Pai em comunhão de conhecimento e amor. É a comunhão da vida divina que é comunicativa e irradiante. O ensinamento do Pai é o caminho do amor e da vida. E Jesus é o próprio caminho e pela adesão de fé e de fato a Jesus somos acolhidos na vida eterna.Dirigindo-se aos judeus Jesus fala nos "vossos pais" que "comeram o maná no deserto..." Assim Jesus se exclui desta descendência judaica. Ele vem como o pão vivo descido do céu, encarnado no mundo e na história. Ë o pão oferecido a todos sem discriminações ou exclusões, para que todos tenham vida e vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário