quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eu vim ao mundo como luz

Leitura Orante
Jo 12,44-50


Jesus exclamou: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse".

Luz que revela a presença de Deus

João, ao longo de seu evangelho, retoma os temas fundamentais do anúncio de Jesus dando-lhes formas novas e variadas. É como uma sinfonia desenvolvida em torno de um tema melódico básico, reapresentando-o sob várias formas, com harmonias variadas, fazendo com que desabroche toda sua beleza e graça. O tema principal é o dom da vida eterna, que é a vontade do Pai. Pela encarnação do Filho, Jesus, enviado pelo Pai, a luz brilha nas trevas. É luz para quem crê, ouve as palavras de Jesus e as põe em prática. Fazendo a vontade do Pai alcança-se a vida eterna.
A adesão de fé a Jesus, oferecida a todos, é um ato de liberdade. Não será Deus ou Jesus quem condenará alguém. Jesus veio para trazer a vida ao mundo através da comunicação de seu amor. Quem rejeita este amor rejeita a própria vida. Os discípulos, em todos os tempos, também são convidados a falar de acordo com o que o Pai disse a Jesus. Ser a luz que revela a presença de Deus que deseja a vida eterna para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário