quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vinde a mim todos

Leitura Orante
Mt 11,28-30

"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." 

Jesus atrai todos a si

Em vez da ida à sinagoga ou ao Templo, onde se sentavam os sábios e entendidos que humilhavam e subjugavam o povo, Jesus convida os pequeninos e pobres: "Vinde a mim...". Jesus atrai todos a si, pois traz a proposta de um mundo novo, de justiça, paz e amor. Àqueles que estão curvados sob o pesado fardo do legalismo opressor e deprimente do Templo e da sinagoga Jesus propõe seu jugo leve e suave. Este jugo é a suave opção pelas bem-aventuranças proclamadas por Jesus, caminho para a felicidade e para a vida eterna. É o serviço na alegria e na solidariedade que caracterizam a comunidade fraterna unida a Deus, aberta e acolhedora a todos que se sentirem atraídos a ela. É o sentido da amizade, da vida e do compromisso que é encontrado por aqueles que vivem na solidão da incompreensão e da exclusão e que recebem da comunidade a acolhida, o respeito, o afeto, e se sentem valorizados. Temos aqui um dos mais belos, suaves e sedutores convites ao seguimento de Jesus. São palavras de Jesus para todas as pessoas e para todos os tempos. Ser discípulo de Jesus, conhecê-lo, desfrutar de sua presença e de suas palavras é encontrar a paz. É encontrar o repouso na dinâmica do amor e da partilha da vida. Jesus, manso e humilde de coração é o Jesus presente no nosso dia a dia, na família, no trabalho, em nossa comunidade missionária, comunicando a todos a própria vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário