terça-feira, 13 de abril de 2010

É preciso nascer de novo

Leitura Orante

Jo 3,7b-15

Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
- Como pode ser isso? - perguntou Nicodemos.
Jesus respondeu:
- O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.

Comentário do Evangelho

Fé dos discípulos

Este diálogo de Jesus com Nicodemos exprime o impasse entre a incredulidade da sinagoga e a fé dos discípulos de Jesus reunidos em comunidades, no tempo de João. João, no seu Evangelho, narra cinco viagens de Jesus a Jerusalém, por ocasião das festas religiosas. Em cada viagem há uma contestação do sistema religioso do Templo, com diálogos de revelação de Jesus. Na primeira viagem, após a denúncia da comercialização do Templo, temos este diálogo de Jesus com Nicodemos. Em contraposição ao Templo, que perdeu sua função, Jesus anuncia o novo nascimento e uma nova prática a partir do dom do Espírito. É a criação do novo homem e da nova mulher. A nova criação, na liberdade do Espírito, não suporta limites de raças, religiões ou tradições. Esta nova criação acontece a partir da concepção e nascimento de Jesus, que doa sua vida até o fim, sem temer a morte de cruz. E aquele que crê em Jesus tem a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário