segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nascer de novo

Leitura Orante

Jo 3,1-8

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
- Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus envio, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
Nicodemos perguntou:
- Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus disse:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

Comentário do Evangelho

Nicodemos vem ao encontro de Jesus

Oculto pela noite, Nicodemos vem ao encontro de Jesus. Ele considera Jesus um dos "rabis" (mestres) que acreditavam que pela observância estrita da Lei se restauraria a nação judaica. Jesus percebe o engano de icodemos e lhe apresenta a conversão, o nascer do alto, como o caminho para o Reino de Deus. A resistência de Nicodemos decorre de sua identificação com a Lei. A afirmação:
"como pode alguém renascer se já é velho" se relaciona com a velhice da Lei, rígida, sem disposição para mudanças.
O nascer do Espírito é a perfeição da criação, confere à carne o dom da eternidade e aos homens e mulheres a filiação divina. A ação vivificante do Espírito não está atrelada a nenhum sistema religioso ou legal. O Espírito é livre, sopra onde quer, e assim também o é quem nasce do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário