quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pão para a vida

Jo 6,44-51

Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.

Pão para a vida do mundo

Na fala de Jesus sobre o pão da vida, João reapresenta os temas essências de seu Evangelho. Como em uma sinfonia, repete seus temas, com variantes que os embelezam, os ilustram e levam à memorização. Pela repetição, o Evangelho de João usa bem menos palavras que os demais Evangelhos. A atração pelo Pai é a atração pelo seu ensinamento, comunicado por Jesus. Este último viu o Pai. Ir a Jesus é o passo seguinte: é crer nele e segui-lo. O crer, que implica a adesão concreta ao projeto de Deus, insere o discípulo na vida eterna. Quanto ao maná, este foi em vão, pois os que o comeram morreram antes de entrar na terra prometida. Quem come do pão que desce do céu viverá eternamente. Este pão que Jesus dá é a sua carne doada pelo Pai para a vida do mundo. João retoma o Prólogo: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (1,14). É a vontade de comunhão de Deus que assume a realidade e a história humana. É a comunhão no seu amor infinito que resgata a vida e a insere na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário