terça-feira, 20 de abril de 2010

Lugar privilegiado de encontro: Eucaristia

Jo 6,30-35

Eles disseram:
- Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: "Do céu ele deu pão para eles comerem."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
- Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! - pediram eles.
Jesus respondeu:
- Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida

Respondendo àqueles que haviam participado da partilha dos pães, Jesus se apresenta como o enviado de Deus. Então lhe pedem um sinal para que vejam, para que creiam nele. Não entenderam o sinal da partilha dos pães. Querem um sinal espetacular como o de Moisés e o maná. É o apego do Judaísmo às suas tradições, fechados à novidade de Jesus. Querem um messias poderoso, mesmo que seja opressor e explorador. O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida. É a transformação das pessoas que, acolhendo o seu amor, passam a ser também fonte de vida para outros. Jesus deixa claro: o que vem do céu vem do Pai. O maná não foi dado por Moisés. É o Pai que dá o verdadeiro pão do céu, o pão que dá vida ao mundo. Jesus diferencia-se de Moisés. É uma nova realidade que deve ser acolhida. Os que o ouvem se sensibilizam tal como a samaritana no momento em que Jesus oferece a fonte d'água da qual quem beber nunca mais terá sede. Pedem desse pão para sempre. Jesus identifica-se como sendo ele próprio o pão da vida. É Jesus que alimenta a vida eterna em nós. Em toda a sua vida ele é doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário