terça-feira, 26 de abril de 2011

"Maria!" Mestre!

Leitura Orante
Jo 20,11-18

Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo". Então, Jesus falou: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabûni!" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor", e contou o que ele lhe tinha dito.

Jesus chama Maria pelo nome

Neste seu evangelho, João narra o reconhecimento de Jesus, que permanece vivo, com um diálogo cheio de emoção, sentimento, e poesia, entre Maria Madalena, os anjos e Jesus. A ausência do corpo de Jesus provocara tristeza. Mas, com seu amor divino, Jesus está presente na vida de Maria. Jesus chama-a por seu nome. Passa-se do simples "enxergar" para o "ver", o compreender. João apresenta a trajetória divina de Jesus: veio de junto do Pai e agora volta para o Pai (Jo 1,1; 5,36-37). Contudo já nos comunica a vida eterna e divina. "Se alguém me ama guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada" (Jo 14,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário