quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os que ouvem e vivem a Palavra, viverão


Leitura Orante
Jo 5,17-30


Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus então deu-lhes esta resposta: "Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda... Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer... Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão...

A obra do Pai é a obra do amor

O texto de João, por repetições didáticas com variantes de expressão, comunica uma mensagem central. Jesus era acusado de violar o sábado. Jesus justifica-se dizendo que seu Pai trabalha sempre e que ele faz o que vê o Pai fazer. Então condenam Jesus porque chamava Deus de Pai e fazia-se igual a Deus. A obra do Pai é a obra do amor. É eliminar a morte pela promoção da vida. É esta a obra de Jesus e a obra a ser assumida pelos discípulos, a partir da conversão. "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna... passou da morte para a vida...". O "crer" não se limita a um ato intelectual ou de devoção. Crer é fazer as obras do Pai, como Jesus, é promover a vida , e quem crê promovendo a vida já tem a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário