quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jesus lava os pés dos discípulos


Leitura Orante
Jo 13,1-15


Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia. O diabo já tinha seduzido Judas Iscariotes para entregar Jesus. Sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos e que de junto de Deus saíra e para Deus voltava, Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura. Chegou assim a Simão Pedro. Este disse: "Senhor, tu vais lavar-me os pés?". Jesus respondeu: "Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás". Pedro disse: "Tu não me lavarás os pés nunca!". Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo"... Disse aos discípulos: "Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor... Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós".

Jesus celebra a sua última ceia

Jesus celebra a sua última ceia com seus discípulos um dia antes da Páscoa dos Judeus. É a ceia da sua glorificação (Jo 17,1), culminando o seu longo e dedicado ministério na Galiléia e territórios visinhos. O evangelho de João não menciona a partilha do pão e do vinho. O sentido da eucaristia, contudo, está expresso no ato do lava-pés. Jesus ensina aos discípulos o caminho do desapego e do serviço. É este o caminho que leva à glória do Pai.
É servindo e doando-se que os discípulos, em todos os tempos e povos, se unem a Jesus e se tornam a imagem do Deus que é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário