quinta-feira, 7 de abril de 2011

O testemunho de Jesus

Leitura Orante
Jo 5,31-47


Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade... Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou... Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória, que venha dos homens, pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis.... Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único?...

É Jesus que comunica a vida eterna


Este texto do evangelho é a parte final do longo discurso de Jesus, por ocasião da cura de um paralítico na piscina de Bezata, em um sábado, tendo suscitado a ira dos chefes judeus. Além de curar no sábado, Jesus afirmava estar agindo como enviado do Pai, afirmando sua filiação divina. Os judeus pensam ter nas Escrituras a vida eterna, porém é Jesus que comunica a vida eterna, na comunhão com o amor de Deus. As obras de Deus são obras de amor. A criação é obra de transbordamento de amor de Deus. Deus cria por amor e a criação encontra sua culminância no desabrochar e na manifestação da vida plena. O Pai é o Deus da vida, e a vida que se comunica na plenitude do amor é a obra de Deus realizada por Jesus. A esta obra somos vocacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário