sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As cidades resistentes

Leitura Orante
Lc 10,13-16

Jesus continuou:
- Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam se assentado no chão, vestidos com roupa feita de pano grosseiro, e teriam jogado cinzas na cabeça. No Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida! E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos!
Então disse aos discípulos:
- Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.

O discípulo em missão

No Primeiro Testamento eram comuns as imprecações contra nações ou cidades adversárias de Israel ou de Judá. Nos Evangelhos, temos aqui as imprecações, com os "ais" como anúncio de desgraça, contra três cidades vizinhas ao Lago ("Mar") da Galileia, Cafarnaum, Corazim e Betsaida, próximas entre si. Depois haverá também a imprecação sobre "Jerusalém, que matas os profetas" (Lc 13,34-35; Mt 23,37-39). As três cidades censuradas eram centros de comércio a partir das navegações no lago, em comunicação com territórios gentílicos vizinhos à Galileia. Elas tiveram Jesus e seus discípulos próximos delas, Cafarnaum como a cidade-base de Jesus, e Betsaida como cidade de origem de Pedro, André e Filipe. Porém não deram frutos de conversão. As cidades gentílicas de Tiro e Sidônia oferecem mais esperanças do que estas três mencionadas e que estavam sob a influência de sinagogas judaicas.
Estas palavras de Jesus encerram o envio dos setenta e dois discípulos à missão. Pela proclamação final, o discípulo em missão é identificado com o próprio Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário