terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fermento...Semente...Reino de Deus,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Leitura Orante
Lc 13,18-21

Jesus disse:
- Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos.
Jesus continuou:
- Que comparação poderei usar para o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.

Jesus apresenta o Reino de Deus

As parábolas pertencem ao gênero da sabedoria e, a partir de fatos cotidianos, permitem que seja extraído um ensinamento ou uma motivação à ação, revelando os mistérios de Deus. Os cedros do Líbano, enormes árvores, representavam, na simbologia profética, as nações poderosas. Ezequiel (17,22-24) prenuncia a glória de Israel com a metáfora de um broto de cedro que Javé plantará sobre o monte de Israel (Sion/Jerusalém). Esta imagem de poder era preciosa na tradição sinagogal. Agora Jesus apresenta o Reino de Deus como surgindo de uma insignificante semente, que nascia às margens do Mar da Galileia. É a humilde origem do Reino, à beira do mar. A semente da mostarda é muito pequena, porém, ao crescer, a planta atinge até três metros de altura. Não é uma árvore imponente e frondosa, como o cedro do Líbano, mas abriga as aves do céu. O Reino não é um reino de poder, mas de acolhida. A seguir vem a parábola do fermento. Pequena quantidade de fermento é misturada em três medidas (plenitude) de farinha. E a massa toda fica levedada. É a dimensão universalista do Reino. Nossas comunidades, inicialmente frágeis, devem ser acolhedoras, e crescerão. E, por seu engajamento, têm a força de transformar a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário