sexta-feira, 22 de outubro de 2010

São inúmeros os sinais do Reino



Leitura Orante
Lc 12,54-59

Jesus disse também ao povo:
- Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: "Vai chover." E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: "Vai fazer calor." E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?
E Jesus terminou, dizendo:
- Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.

Missão libertadora

A partir da capacidade humana de reconhecer os sinais da natureza para as previsões meteorológicas, Jesus estimula seus ouvintes entre as multidões para reconhecerem também, no convívio humano, os sinais de morte e de vida, e empenharem-se na transformação do mundo conforme a vontade do Pai. "Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?" Este questionamento é amplo e sugere que é importante fazer uma avaliação crítica da realidade, com suas ilusões e injustiças. Livres das influências das mensagens ideológicas que o poder transmite, com suas mentiras, pode-se reconhecer toda manifestação de amor e justiça entre aqueles que amam a vida. A palavra e a prática de Jesus levam o povo a se libertar da ideologia opressora e a começar a pensar por si mesmo, fazendo seu juízo crítico sobre a realidade em que vive. Às comunidades dos discípulos cabe a continuidade dessa missão libertadora e vivificante. Nestas comunidades o grande sinal é o amor e a reconciliação, construindo a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário