quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Necessária tomada de posição

Leitura Orante
Lc 12,49-53

Jesus continuou:
- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

Jesus vem romper com a paz do mundo

Jesus mostra sua expectativa de que o fogo do amor que ele veio lançar já estivesse aceso na terra. O fogo purifica, consumindo o que não se aproveita. Em Lucas a imagem do fogo é associada ao Espírito: Jesus é o que batiza no Espírito Santo e no fogo (Lc 3,1). O Espírito Santo, enviado pelo Pai e por Jesus, não é o fogo da condenação, mas sim o fogo que purifica, libertando, iluminando e inspirando os corações, inundando-os de amor. Na segunda sentença, Jesus anseia pela chegada de seu "batismo". O batismo é o mergulho nas águas, com um novo nascimento para a vida eterna. Jesus fala de sua crucifixão, que, no Evangelho de João, é a sua glorificação, com o seu ministério levado às últimas consequências. O mergulho na morte, na crucifixão, revela a condição divina de Jesus, pela qual, livre da morte, ele continua vivo e presente entre seus discípulos até o fim dos tempos, levando todos à comunhão de amor com o Pai. Jesus vem romper com a paz do mundo, seja a paz do império do mercado ou a paz que se pretende alcançar com uma religião de sacrifícios e ofertas. As próprias famílias, iludidas pela paz do mundo, ficarão abaladas com a verdadeira Paz de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário