sábado, 2 de outubro de 2010

Seja como as crianças

Leitura Orante
Mt 18,1-5.10

Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.
Abandono nas mãos de Deus

Os discípulos preocupam-se com quem é o maior. Coisa típica da sociedade competitiva na busca da ascensão para junto dos poderosos. Suas consequências são o individualismo, o elitismo, a discriminação e a exclusão. Jesus toma uma criança como referência, talvez um pequeno servo ou escravo. Os discípulos estão tão impregnados da ideologia de poder que precisam se converter e se tornar como crianças. Não se trata de assumir o infantilismo no seu universo limitado. Mas trata-se da criança como frágil e excluída. Em vez da aspiração ao poder, os discípulos devem estar conscientes de sua condição de fragilidade que leva, com humildade, ao abandono nas mãos de Deus e à solidariedade com seus semelhantes. A advertência final liga-se à crença judaica, herdada do zoroastrismo, nos anjos do céu que servem a Deus. Um dos serviços é a proteção dos fiéis na terra. É, por exemplo, o caso de Tobias, protegido pelo anjo Rafael. O texto, próprio de Mateus, indica a proteção de Deus sobre os discípulos que se fazem pequenos e humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário