quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sobre a rocha ou sobre a areia?

Leitura Orante
Mt 7,21.24-27


- Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

O essencial é a vontade de Deus

Com esta parábola das duas casas encerra-se o Sermão da Montanha. Nela temos o núcleo deste Sermão. Deus não quer de seus fiéis atos de louvor vazios ou feitos espantosos. O essencial é a realização da vontade de Deus. As invocações e os louvores, as profecias, a expulsão de demônios, os milagres podem não passar de uma casa construída sobre a areia. A casa construída sobre a rocha é a realização da vontade do Pai, a qual consiste na prática da justiça, da fraternidade, da partilha, tudo a serviço da vida, principalmente dos mais desamparados, empobrecidos e excluídos. É a prática do amor que dura por toda a eternidade. O primado do "fazer a vontade do Pai" como sendo o caminho para a união com Deus é uma característica do Evangelho de Mateus e, principalmente, do Evangelho de João. Neste, fazer a vontade do Pai resulta em transformar-se em sede da morada do Pai e do Filho com a participação, já, na vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário