sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jesus fala sobre o divórcio


Leitura Orante
Mc 10,1-12


Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era o seu costume. Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu com esta pergunta:
- O que foi que Moisés mandou?
Eles responderam:
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora.
Então Jesus disse:
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Quando já estavam em casa, os discípulos tornaram a fazer perguntas sobre esse assunto. E Jesus respondeu:
- O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério.

O fundamento da união é o amor

A Lei de Moisés, marcadamente patriarcal, associava o casamento à posse de bens pelo marido e reconhecia ao mesmo o direito de repudiar sua mulher, relegando esta a uma posição de submissão. Jesus, descartando a casuística da Lei, argumenta a partir da criação. Homem e mulher foram feitos para formarem uma só carne, em condições de igualdade. Jesus, embora descartando-a, coloca a possibilidade da mulher também despedir o marido, o que era uma característica da cultura greco-romana, estranha ao mundo judaico.
O fundamento da união entre homem e mulher é o amor, e a fonte do amor é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário