sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jesus tem pena do povo

Leitura Orante
Mc 6,30-34


Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.

O sentimento de compaixão de Jesus

Jesus havia escolhido os doze apóstolos e os enviara em missão. Agora retornam e contam a Jesus o seu desempenho. Na missão o ensino é acompanhado da ação libertadora e vivificante, o que é simbolizado pelas curas e exorcismos. Já cercados pela multidão, "não tinham nem tempo para comer", isto é, para se alimentarem do pão, da palavra e da oração. Jesus chama os apóstolos e, em um barco, partem para um lugar retirado a fim de repousarem. Porém a multidão os acompanha pela margem do lago, vindo de vários lugares, chegando antes deles. São pessoas empobrecidas, excluídas das sinagogas e das elites sociais. Marcos, como lhe é próprio, destaca o sentimento de compaixão de Jesus pelas multidões. Jesus passa então a ensinar-lhes muitas coisas. O ensino de Jesus é a revelação da vontade de Deus sobre nós, restaurando a vida onde ela é ameaçada. Com esta narrativa Marcos prepara a narrativa da partilha do pão com a multidão, que vem em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário