quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BOTE FÉ: INÍCIO DA JMJ 2013 NO BRASIL


No último dia 18 de setembro , mais de 100 mil JOVENS  lotaram o Campo de Marte (SP), para assistirem aos shows, pregações, e participar da Missa de acolhida da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013,  que fará sua peregrinação por dois anos pelas dioceses do país.
O evento, intitulado Bote Fé, aconteceu das 9h às 21h, e contou com a presença de cardeis, arcebispos, bispos, padres, representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, de paróquias, comunidades, grupos de jovens, além de grandes nomes da música católica, como: Padre Joãozinho, Zé Vicente, Adriana, DDD, Banda Dom, Padre Fábio de Melo, Padre Robson, Eliana Ribeiro, Dunga, Eugênio Jorge, Eros Biondini, Ministério Adoração e Vida ( Walmir Alencar ), Amor e Adoração, Banda Beatrix, Rosas de Saron, Cantores de Deus, Padre Reginaldo Manzotti, entre outros.
Depois de seguirem pela cidade no carro de Bombeiros, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram ao Campo de Marte, às 16h, no início da missa, ponto alto das festividades de acolhida dos símbolos. Após passar por um corredor, formado no meio da multidão, os símbolos foram colocados no altar, onde permaneceram até ao final do evento, antes de seguirem em Peregrinação.
A missa foi presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri; pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário geral, respectivamente, cardeal Raymundo Damasceno Assis e Dom Leonardo Steiner; pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, além de outros bispos e padres de todo o país.
Dom Odilo, em sua homilia, afirmou que “A cruz é o símbolo de quem entrega a vida pelos que ama. Mesmo aqueles que não o conhecem ou rejeitam o Seu amor. No nosso batismo somos assinalados com o sinal da cruz, colocamos um crucifixo também nas nossas Igrejas, nas nossas casas, no trabalho. É o sinal da nossa pertença a Cristo”, disse.
O presidente da CNBB se disse “muito feliz” com a quantidade de jovens que atenderam ao chamado da Igreja e lotaram o Campo de Marte, escolhido para receber os símbolos da JMJ. “A CNBB fica muito feliz com o número tão significativo de jovens presentes neste primeiro ato da Jornada Mundial da Juventude, que é a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. A Conferência dos Bispos é grata ao Santo Padre por ter designado ao Brasil a honra de ser sede de mais um evento eclesial mundial, que é a JMJ. Nós desejamos que de fato o tema escolhido pelo papa, ‘Ide e fazeis discípulos em todos os povos’, seja de fato um compromisso, uma convocação para todos os jovens, para que eles sejam verdadeiramente apóstolos dos próprios jovens”, frisou o cardeal.
É bom ressaltarmos que mais de quatros milhões de jovens são esperados para a próxima Jornada Mundial da Juventude, um recorde das jornadas.
Jovens da nossa Diocese tiveram a graça de participar deste momento tão rico para todo o Brasil. Eles viajaram mais de 17 horas para estarem presentes, e com imensa alegria representaram não só a Diocese de São Luís de Montes Belos, mas todo o Estado de Goiás.  A nossa paróquia de Anicuns, esteve representada pelos jovens Anderson Gomes e Taymara Ferreira.
Agora todos voltam ás suas paróquias com um novo ardor para evangelizarem outros jovens. Juntos vamos Rumo à JMJ 2013, que sem dúvidas, será uma experiência e oportunidade única para nós brasileiros. Assim como disse, Dom Eduardo a JMJ 2013 começou neste Bote Fé, e agora precisamos mais do que nunca partirmos para nosso campo de Missão para levar essa mensagem de Cristo a todos os povos, assim como nos diz o tema desta próxima jornada.
O jovem Anderson Gomes de Anicuns- Go, esteve presente e disse:” Com toda certeza, esse foi um momento enriquecedor e agora começa um TEMPO FAVORÁVEL  para toda a Juventude Brasileira. Eu me emocionei muito, e este Bote Fé, ficará para sempre marcado na minha vida. Apesar do calor intenso, valeu a pena. É o ponto de partida para começarmos o nosso trabalho como jovens cristãos, pois em pleno século 21, nós jovens temos uma sede imensa de Deus. Agora ansioso quero me envolver o máximo  na Jornada de 2013 !”


 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário