segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Levanta-te e fica aqui no meio!"



Leitura Orante
Lc 6,6-11

Num outro sábado Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita aleijada. Alguns mestres da Lei e alguns fariseus ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar alguém no sábado. Pois queriam arranjar algum motivo para o acusar de desobedecer à Lei. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e por isso disse para o homem que tinha a mão aleijada: 
- Levante-se e fique em pé aqui na frente. 
O homem se levantou e ficou em pé. Então Jesus disse: 
- Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? 
Jesus olhou para todos os que estavam em volta dele e disse para o homem: 
- Estenda a mão! 
O homem estendeu a mão, e ela sarou. Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus. 

Jesus opta pela vida

O ensino de Jesus se faz por palavras e por sua prática. Ensinando em uma sinagoga, ele cura o homem com a mão seca, no qual estão representados todos os excluídos pelo sistema das sinagogas e do Templo. Os escribas e os fariseus, sabedores da prática de Jesus infringindo vários preceitos legais, observam Jesus para acusá-lo. Embora não externem suas intenções, Lucas menciona que Jesus conhece-lhes o pensamento. Como provocação, mas também em atenção ao homem da mão seca, Jesus o chama bem para o meio. A pergunta de Jesus se relaciona com "os dois caminhos", o caminho da vida ou o caminho da morte, do livro do Deuteronômio (Dt 30,15-19). Jesus, curando o homem, opta pela vida, enquanto os chefes religiosos da Judéia, ambiciosos e raivosos, optam pela morte. 
Apesar de todas as ameaças e riscos, o caminho da vida, na solidariedade e na justiça, é o caminho do encontro com a vida eterna em Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário