quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eu te vi

leitura Orante
Jo 1,47-51

Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. 


Natanael vem ao encontro de Jesus

Jesus, após ser batizado, começa a fazer seu discipulado dentre os discípulos de João Batista. Depois da adesão de André, Pedro e Filipe, quando Natanael vem ao seu encontro, Jesus elogia sua retidão e sinceridade, características favoráveis à sua conversão. Com uma alusão bíblica (a figueira) toca Natanael que manifesta sua crença em Jesus. Pode-se ver em Natanael a figura dos discípulos oriundos do judaísmo que esperavam um messias nacionalista poderoso e glorioso. Porém Jesus adianta que nele próprio se manifestará a plenitude do humano (o Filho do Homem), a plenitude de todos os homens e mulheres, aos quais se abrem as portas do céu. Os anjos "descendo e subindo sobre o Filho do Homem" é uma alusão ao sonho de Jacó (Gen 28,12). Agora exprime a presença de Deus entre os humanos, na pessoa de Jesus. Os anjos, como emissários ou representantes de Deus, integram as tradições persas e mesopotâmicas que foram assimiladas no Antigo Testamento. São, ainda hoje, fonte de devoções no cristianismo e em religiões exotéricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário