quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como fazer a correção fraterna

Leitura Orante
Mt 18,15-20

- Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu.
- E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.

A unidade da comunidade

O Evangelho de Mateus se caracteriza por ser uma apresentação de Jesus, suas palavras e seus feitos, adaptada às comunidades de discípulos que vieram do Judaísmo. Estas normas de Mateus sobre a correção fraterna parecem ser um desenvolvimento de um dito de Jesus, mais simples, para a reconciliação entre irmãos, que Lucas registrou em seu Evangelho (Lc 17,3s). A remessa a duas ou três testemunhas e depois à "igreja" dá ao texto um caráter de normas de convívio em comunidades já estruturadas. O preceito final da exclusão, "como se fosse um pagão ou um publicano", não corresponde à índole de Jesus, que se empenhava em conviver com estes, provocando escândalo entre os fariseus. A unidade da comunidade é fruto do amor misericordioso, que perdoa, dialoga e é sempre acolhedor. E este amor é alimentado pela presença de Jesus no meio de dois ou três que estiverem reunidos em nome dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário