terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dificuldade para entrar no Reino do Céu

Leitura Orante
Mt 19,23-30

Jesus então disse aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e respondeu:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.
Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

Jesus causa espanto aos discípulos

Falando sobre a dificuldade de o rico entrar no Reino de Deus, Jesus causa espanto aos discípulos. Eles estão sob a influência de uma cultura de aspiração ao poder e à riqueza. Não entendem que devem abandonar-se à providência do Pai. Pedro, lembrando que haviam deixado tudo, cobra a recompensa. Em Mateus esta é apresentada em termos escatológicos, do mundo futuro, divergindo de Marcos (cf. 25 maio). Neste a recompensa é o usufruto, "desde agora, neste tempo", dos bens criados por Deus, o que pode acontecer em uma sociedade de partilha fraterna, a ser conquistada. É o projeto do Reino. Os últimos, os excluídos, são os primeiros a se envolverem neste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário