terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que significa seguir Jesus?


Leitura Orante Jo 12,24-26

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.
Queremos ver Jesus

Jesus encontra-se em Jerusalém para comunicar seu anúncio de libertação e vida à multidão que acorria para celebrar a festa da Páscoa. Aproxima-se o desfecho de seu ministério pela morte de cruz, articulada pelos chefes religiosos do Judaísmo. Jesus, ao aproximar-se de Jerusalém, havia sido recebido com entusiasmo pela multidão, fora dos muros da cidade. Dentre a multidão, havia alguns gregos da região de Betsaida, cidade de Filipe, André e Pedro. Pediram a Filipe: "Queremos ver Jesus". No início do Evangelho, no chamado dos primeiros discípulos, Filipe comunica a Natanael que haviam encontrado Jesus e diz-lhe: "Vem e vê" (Jo 1,46). Agora são os gregos que tomam a iniciativa de procurar ver Jesus. Filipe e André vão a ele e lhe comunicam. Respondendo-lhes, Jesus fala da sua glorificação como Filho do homem, referindo-se a sua simples condição humana, assumida por Deus. A glorificação de Jesus é como o grão que cai na terra, transforma-se e produz muito fruto. O grão que desaparece para dar lugar à planta e ao fruto é a glória de Jesus. É a conversão de vida. É o libertar a vida da escravidão aos interesses dos chefes deste mundo e colocá-la a serviço de Jesus presente no nosso próximo. É o alcançar a liberdade da vida eterna na prática do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário