segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O moço rico

Leitura Orante
Mt 19,16-22

Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:
- Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.
- Que mandamentos? - perguntou ele.
Jesus respondeu:
- "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo."
- Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o moço. - O que mais me falta fazer?
Jesus respondeu:
- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.

O seguimento de Jesus

Esta narrativa é encontrada nos três Evangelhos sinóticos, Mateus, Marcos (cf.24 maio) e Lucas, com pequenas diferenças entre si. Nela, em lugar de Reino dos Céus, fala-se de vida eterna, o que é mais frequente no quarto Evangelho. Quando Jesus apresenta ao jovem os mandamentos, ele refere-se apenas aos que versam sobre o justo relacionamento com o próximo. O mandamento do sábado é abolido. E os mandamentos relativos ao amor a Deus estão contemplados no amor ao próximo. Deus não é amado por obrigação, mas sim pelos atos de amor gratuito. O jovem rico e observante representa a religião da Lei, que é insuficiente para alcançar a vida eterna. O caminho para a vida eterna é o seguimento de Jesus, com seu amor misericordioso, libertador e sem restrições. O apego à riqueza, por sua vez, afasta a pessoa do seguimento de Jesus. Além disso, aquele que serve à riqueza está consolidando o sistema injusto que oprime e explora os pobres para o aumento dos bens dos ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário